TRILHA MATEMÁTICA DO PANTANAL
Pedagogia – CPAN
TINÔCO, R. M.1
NUNES, L. C.1
SANTOS, M. G. S.[1]
FRANÇA, D. S. 2
GARCIA, E. S. [2]
RESUMO
Em nossas vivências observamos que as maiores dificuldades encontradas pelos alunos, durante o processo de ensino-aprendizagem, estavam na falta de compreensão quanto à disciplina de Matemática. Este nada mais é do que um desafio antigo para professores e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma o presente projeto tem como objetivo propiciar o ensino e aprendizagem de forma lúdica, ampliando a linguagem matemática, estimulando a socialização, permeada por jogos e atividades em grupos, valorizando o contexto sociocultural. Para tanto, as atividades serão desenvolvida com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental (EF) da rede pública de ensino, por meio do jogo “Trilha Matemática do Pantanal”. Com este projeto esperamos contribuir para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma leve e prazerosa, proporcionando descobertas e incentivando a coletividade, assim como ampliar de forma natural o domínio dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos. Esperamos também, interligar as disciplinas para que a matemática seja vista como parte integrante da vida acadêmica e social de todos, valorizando a cultura local.
Palavras-Chave: Ludicidade. Ensino de Matemática. Interdisciplinar.
INTRODUÇÃO
No final do ano de 2016, foi solicitada a confecção de um jogo pedagógico como parte das atividades do PIBID. Com essa proposta de trabalho precisávamos confeccionar um jogo que poderia ser utilizado nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Como o PIBID possibilita conhecer de perto a realidade das salas de aula, não demoramos muito em decidir para qual disciplina seria o jogo, uma vez que era um problema comum, enfrentado no cotidiano de muitas escolas, a aprendizagem dos conceitos matemáticos.
Durante a permanência nas escolas percebemos que as maiores dificuldades encontradas pelos alunos, durante o processo de ensino-aprendizagem, estavam na falta de compreensão quanto à disciplina de Matemática. Este nada mais é do que um desafio antigo para professores e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Em nossas reuniões matinais do PIBID sempre conversávamos e defendíamos que os conteúdos de qualquer disciplina deveriam ser ensinados de forma que os alunos compreendessem, porém de forma crítica, divertida e significativa.
Como era do nosso conhecimento o uso de jogos como recursos didáticos, resolvemos propiciar aos alunos uma forma divertida de aprender os conteúdos da Matemática de maneira interdisciplinar, contextualizando com suas experiências e vivências cotidianas, fazendo uma ponte entre ensino e aprendizagem.
Logo após a solicitação do jogo, veio a proposta de criarmos um projeto e, novamente, optamos pela área da Matemática. Neste caso, decidimos finalizar com a construção do jogo Trilha Matemática do Pantanal com o objetivo de valorizar a cultura local.
JUSTIFICATIVA
Durante os estágios obrigatórios ou enquanto bolsistas do PIBID, percebemos nitidamente o desinteresse pela disciplina de Matemática, tanto por parte dos alunos, quanto em relação aos professores. A forma descontextualizada com que se ministra essa disciplina não possibilita perceber que a mesma está presente em todos lugares. Em suma, as aulas são teóricas e abstratas e, muitas vezes, os alunos não a compreendem. Pensando nisso, a proposta para esse projeto foi de articular um trabalho produzido dentro da Universidade (jogo – Trilha Matemática do Pantanal) à realidade de uma sala de aula. Neste caso, visando o uso da ludicidade durante as aulas de Matemática, porém com caráter interdisciplinar.
Conforme o Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul (2008, s/p.),
[…] o ensino da Matemática deverá fazer uso de metodologias que priorizem a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico, favorecendo a criatividade, o trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomia advinda do desenvolvimento da confiança na própria capacidade de pensar, conhecer e enfrentar desafios.
Pensando nisso, o jogo traz situações matemáticas que deverão ser respondidas de forma lúdica, acerca do contexto em que a nossa cidade está inserida – o Pantanal. Com o tema “Pantanal” – algo específico da nossa região (Corumbá, MS) – o jogo pretende contribuir para um melhor aprendizado em sala de aula, podendo, também, associar a disciplina de Matemática à realidade dos alunos, bem como possibilitar a interdisciplinaridade.
Acerca disso, Pires e Farias (2010, p. 15) apontam que a Matemática se refere a um
[…] conjunto de conhecimentos em contínua evolução que desempenha um importante papel na sua formação. Neste sentido, permite também a interdisciplinaridade com outros conhecimentos, apresentando-se como parte da cultura universal indispensável à sobrevivência humana.
Na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), a Matemática propõe objetivos básicos de aprendizagem, mas tem, também, o papel de encorajar os professores a propiciar aos estudantes oportunidades para o desenvolvimento da autoconfiança, mediante sua participação ativa em experiências desafiadoras e atraentes. Neste sentido, o presente jogo foi elaborado pensando nesta questão, isto é, de tornar a disciplina de Matemática atrativa para os alunos do 1° ao 5º Ano do Ensino Fundamental.
Segundo Pires e Farias (2010, p. 66),
A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerentes a diferentes tipos de jogos têm servido de argumento para fortalecer essa concepção, segundo a qual se aprende Matemática brincando. Essa afirmativa tem sentido porque se percebe na prática pedagógica esta evidência através do desempenho dos alunos que participam dos jogos e brincadeiras. Esse fato também contribui para modificar a ideia de que, para aprender matemática, é necessário um ambiente em que predomine a rigidez, a disciplina e o silêncio.
No que diz respeito à visão da área de matemática, o Referencial Curricular do Mato Grosso do Sul (2008, s/p.) aponta que:
As necessidades cotidianas do homem fazem o ensino da Matemática ser voltado para a aprendizagem significativa que lhe permita reconhecer, selecionar informações e resolver problemas, com o objetivo de facilitar a compreensão de mundo e contribuir na formação da cidadania. A evolução do conhecimento matemático está associada à inserção do indivíduo no mundo do trabalho, da cultura e das relações sociais.
Desta maneira, é necessário contextualizar o ensino e aprendizagem da Matemática de forma lúdica e prazerosa, com jogos que fazem parte do mundo da criança e atividades interdisciplinares, respeitando a realidade sociocultural do aluno, suas experiências e vivências para que ocorra uma aprendizagem significativa, possibilitando ampliar os conhecimentos de forma integrada a outras disciplinas.
OBJETIVO GERAL
Propiciar o ensino e aprendizagem de forma lúdica, ampliando a linguagem matemática, estimulando a socialização, permeada por jogos e atividades em grupos, valorizando o contexto sociocultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os conceitos e a linguagem matemática;
- Aprender de forma interdisciplinar, ideias/conhecimentos por meio do jogo Trilha Matemática do Pantanal;
- Valorizar a cultura e o bioma sul-mato-grossense;
METODOLOGIA
O desenvolvimento do projeto dar-se-á durante sete encontros, sendo realizado uma vez por semana, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. A principal atividade a ser desenvolvida será o Jogo “Trilha Matemática do Pantanal”.
Cada encontro será organizado mediante a realização de diferentes atividades: exibição de vídeos; rodas de conversa; oficina para a construção do jogo; músicas; uso do dicionário; pesquisas; portfólios; entre outros.
Todas as atividades serão registradas pelos alunos ao término de cada dia no portfólio. Os registros reflexivos farão parte de um portfólio de avaliação. Os alunos irão jogar o jogo “Trilha Matemática do Pantanal” junto ao corpo docente escolar, na culminância do projeto.
A culminância do projeto se dará mediante a leitura dos portfólios e finalizaremos com a exposição do produto final (o jogo), feito pelos alunos.
RESULTADOS ESPERADOS
Com este projeto esperamos contribuir para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma leve e prazerosa, proporcionando descobertas e incentivando a coletividade, assim como ampliar de forma natural o domínio dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos. Esperamos também, interligar as disciplinas para que a matemática seja vista como parte integrante da vida acadêmica e social de todos, valorizando a cultura local.
REFERÊNCIAS
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: SEE/MS, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar. Segunda Versão Revista. Brasília: MEC, 2016.
PIRES, L. G.; FARIAS, N. B. A. (Org.) Conteúdos e metodologia da matemática. Módulo V. Teresina, 2010. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/izabelcristinarosaferreira/ apostilade-metodologiadamatematicanaisis-pdf>. Acesso em: 07/02/2017.
[1] Acadêmicas do Curso de Pedagogia – Bolsistas PIBID/PEDAGOGIA/CPAN/UFMS
[2] Professoras Coordenadoras de Área PIBID/PEDAGOGIA/CPAN/UFMS