Sequência Didática sobre as Relações Ecológicas

Biologia – INBIO

FERREIRA, S.S.

FIGUEIREDO, B.H.

 

Palavras-chave

Sequência Didática; Relações Ecológicas; Filme; Paródia.

 

INTRODUÇÃO

Uma Sequência Didática se caracteriza por um conjunto de atividades desenvolvidas de maneira ordenada e bem articulada em relação a determinado assunto (ZABALA, 1998), no qual o docente atua como o mediador do conhecimento (ARAUJO, 2013).

O Ecossistema é composto por diversas relações ecológicas, sendo formado por grupos de espécies diferentes que ocorrem juntas em um determinado espaço e tempo, formando um complexo caracterizado por comunidade (PERONI; HERNANDEZ, 2011). Dentre as inúmeras relações podemos ressaltar as seguintes relações: harmônicas e desarmônicas, interespecíficas e intraespecíficas, parasitismo, comensalismo e mutualismo.Este projeto tem como finalidade propor um ensino sobre relações ecológicas por meio de uma Sequência Didática.

 

METODOLOGIA

A sequência didática desenvolvida pode ser aplicada no segundo ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia para trabalhar conceitos dos conteúdos de Ecologia, mas também pode ser utilizada em Zoologia e Educação Ambiental.

A atividade proposta tem por objetivo, construir esses conceitos primeiramente a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, correlacionando e ampliando os conhecimentos populares aos estudos científicos, com a utilização do filme “Procurando Nemo”, lançado em quatro de julho de 2003, por Andrew Stanton e Lee Unkrich.

A Sequência está dividida em quatro tópicos, sendo respectivamente:

  1. Roda de discussão para compartilhamento de ideias e construção de conceitos;
  2. Análise dessas relações no filme “Procurando Nemo”;
  3. Estabelecimento de grupos para elaboração de paródias, e
  4. Finalizar por meio do relato dos alunos
  5. em relação a esta experiência proposta.

A ordem de aplicação das atividades propostas pode ser modificada conforme for mais interessante para o professor. Além disso, todas as atividades podem ter caráter avaliativo, uma vez que exigem a participação ativa dos alunos para que sejam satisfatoriamente desenvolvidas.

 

Considerações finais

Diferentes atividades desenvolvidas de forma progressiva em relação a um tema possibilitam uma maior apreensão do conteúdo (ARAUJO, 2013).  Espera-se então, que o aluno tenha um desenvolvimento amplo não apenas concernentes as teorias, mas também concernentes as relações interpessoais (ZABALA, 1998).

Esta Sequência Didática torna-se então, um método de ensino atraente para o aluno, e assim contribui para uma aprendizagem satisfatória e significativa que transpassa uma sala de aula.

 

Referências Bibliográficas

 

ARAUJO, D. L. ;O que é (e como faz) sequência didática?Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, vol.3, n.1, p. 322 a 334,2013.

PERONI, N; HERNÁNDEZ, M. I. M. Ecologia de Populações e Comunidades. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.

ZABALA, A.A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: Artmed 1998