Proposta de uma Sequência Didática relacionada ao Sistema Solar

Ciências Biológicas- Campo Grande/MS

BORGES, M. D. G. L.

HYOSHIDA, D.

INTRODUÇÃO

O estudo do Sistema Solar é uma ciência que desperta em pessoas de diferentes idades, o fascínio por assuntos relacionados as causas dos fenômenos naturais. Esta ciência está presente na vida dos seres humanos a muitos séculos, e é devido a estes estudos que conhecemos os astros como nunca.

Os conteúdos relacionados a astronomia, são bastante complexos de se trabalhar em sala de aula, principalmente pelo fato de eles não serem como plantas e animais, que podem ser sentidos, tocados, uma vez que os astros estão distantes, por isso se faz necessário a utilização de materiais didáticos válidos para a abordagem do tema, como por exemplo um jogo, estimulando assim o indivíduo a aprender significativamente de forma a ocorrer uma “reorganização ativa de uma rede de significados pré-existentes na estrutura cognitiva desse indivíduo” (GOWIN, 1990, p.28).

A finalidade dessa Sequência Didática é sensibilizar os alunos quanto a importância de se pesquisar sobre os registros históricos da ida do homem à Lua, planetas do sistema solar, características dos planetas, realizações de astronautas, descobertas relevantes no sistema solar, de modo a compreender melhor o Universo em que estamos inseridos e as maravilhas que nele existem.

 METODOLOGIA

1ª aula: Deverá ser iniciada com uma conversa onde poderá se identificar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao sistema solar. Posteriormente será dado início à apresentação do conteúdo por meio do Datashow e da lousa. Ao final dessa aula, irá ser proposto aos alunos para que levem na próxima aula, revistas, artigos e imagens, relacionadas ao Sistema Solar.

2ª aula: Com o material relacionado ao Sistema Solar em mãos, solicitados aos alunos anteriormente, os mesmos irão selecionar e identificar as ilustrações relacionadas ao sistema solar, como: Lua, Planetas e estrelas. Após recortar as imagens, sugerir que eles montem um esquema com as figuras, de forma a produzir uma réplica do nosso sistema solar.

Propor também, uma atividade complementar sobre as características de cada planeta, como por exemplo uma pesquisa. Determinando assim, um planeta por grupo, para apresentarem na próxima aula.

3ª aula: Para facilitar a aprendizagem e promover uma maior motivação por parte dos alunos, será solicitado aos discentes uma atividade através da resolução de um jogo o Bingo, serão oito perguntas, em que o aluno encontrará a resposta na cartela do Bingo, trabalhando assim com as características principais dos Astros mais conhecidos do sistema solar, identificando a Terra, Sol e Lua dentre outros, conforme a (figura 1).

 

Figura 1: cartela do jogo bingo.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Por meio da confecção da sequência didática, que por sua vez foi desafiadora, já que tratou de um conteúdo não muito presente no cotidiano dos alunos, pois é um assunto relativamente complexo, sendo que os astros não podem ser tocados ou sentidos, como a maioria dos seres vivos, a criatividade teve que entrar em cena e tornar algo que antes estava muito distante dos olhos dos discentes, em algo com uma maior proximidade e de uma forma mais concreta, desse modo, foi pensado além de aulas expositivas dialogadas, pesquisas, e outras práticas pedagógicas relacionadas ao sistema solar, uma aplicação de um jogo educativo, o Bingo, de forma a tornar a abordagem do conteúdo mais dinâmica e prazerosa para os estudantes.

Após a confecção, essa sequência didática foi aplicada como teste, à alunos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, obtendo como resultado, inúmeros elogios por parte dos discentes do curso, uma vez que os mesmos, enfatizaram que essa sequência didática aliada ao bingo, que na ocasião apresentou oito perguntas relacionadas ao sistema solar e a partir dessas perguntas foram selecionadas as imagens no site de busca Google para posteriormente serem construídas as cartelas do bingo, torna a aula mais dinâmica e atraente, de modo a estimular uma competição saudável, pois já é sabido que se pode aprender brincando por meio de um jogo educativo.

Com essas atividades, incluindo principalmente jogos educativos, espera-se instigar os alunos a terem um conhecimento mais amplo sobre o estudo da astronomia, e que por meio de perguntas sobre os assuntos relacionados ao sistema solar, possam ser proporcionados momentos de interação entre os alunos, como um recurso para construírem os próprios conhecimentos sobre a astronomia.

CONCLUSÃO

O jogo no formato de bingo e uma forma lúdica de complementar os estudos, sendo uma forma diferenciada de estudar assuntos de ciências. Foi possível entender a importância do bingo no processo educativo, atuando como um facilitador na aprendizagem do aluno. O jogo foi testado durante a graduação em Ciências Biológicas Licenciatura, por alunos do próprio curso, que gostaram da metodologia com a utilização do bingo como ferramenta complementar no ensino de ciências.


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira T. Learning, 2004. p. 19-33.

ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. 2000.

GOWIN D. Educating, 2nd ed. Ithaca, N.I: Cornell University Press, 1990.

LIMA, E. C. et al. O Uso de Jogos Lúdicos como Auxílio para o Ensino de Química. Revista Eletrônica   Educação em Foco, mar. 2011. Disponível em:http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2011/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf. Acesso em: 05 out. 2017.