Música na escola: um diálogo interdisciplinar na Educação Infantil
Licenciatura em Música – FAALC
CASTILHO, M.C.[1]
MARTINS, L. M.[2]
Palavra Chave:
Educação musical; Interdisciplinaridade;Educação Infantil.
Este texto tem como objetivo apresentar o projeto Momento Musical que é desenvolvido com os alunos da educação infantil na Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente[3] em Campo Grande – MS no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Música, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O projeto tem como característica a quebra da rotina através de um momento prazeroso, descontraído e envolvente sem deixar de lado o aprendizado e os objetivos musicais. É um trabalho realizado com a professora de música em parceria com as professoras pedagogas, tendo um maior direcionamento na alfabetização através da musicalização infantil.
A Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente iniciou suas atividades em 2009 e é uma das duas únicas escolas de período integral da rede municipal de Campo Grande. Está situada em área periférica urbana e atende estudantes que comprovadamente residem em seu entorno. A população atendida apresenta características socioeconômicas variando entre média baixa e baixa renda.
A escola atende o seguimento da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental: pré-escola I e II, 1º ao 5º ano do EF. A ETI Iracema Maria Vicente é referência na cidade e já recebeu diversos prêmios nacionais de Educação. De acordo com o Projeto Político Pedagógico, a escola funciona em período integral, onde o objetivo não é o aumento de tempo de frequência e sim o aprimoramento da aprendizagem dos alunos.Contém uma extensa estrutura física com área verde, três parques, quadra esportiva, dois refeitórios, duas salas de informática, laboratório de arte, ciência e matemática, sala de música, de dança e de teatro,grande pátio coberto e biblioteca.
Um diferencial da escola de período integral é poder contar com projetos que vão além do currículo básico. São as chamadas Atividades Curriculares Complementares (ACC), propostas onde os alunos podem optar de acordo com seus interesses entre aulas de teatro, violão, canto e flauta, artesanato, circo, cinema, origami, expressão artística, tangram, papertoy, futsal, atletismo, xadrez, judô, ginástica artística e rítmica, iniciação esportiva, dança ou inglês.
Após feita a devida contextualização, o relato de experiência que se segue trata-se da proposta pedagógica desenvolvida em parceria entre as professoras pedagogas da educação infantil e as autoras deste texto, enquanto supervisora e bolsista de iniciação a docência do PIBID Música UFMS.
A proposta Momento Musical compromete-se em oferecer uma musicalização infantil realizada através de um diálogo interdisciplinar com os temas dispostos pelas pedagogas. A experiência que explanaremos foca em três turmas do Pré II, que possuem aulas semanais com duração de trinta minutos onde os alunos fazem exercícios de relaxamento e aquecimento vocal, cantam, tocam instrumentos de percussão, ouvem músicas e estórias musicalizadas.
As aulas são planejadas em parceria com as pedagogas da seguinte maneira: Elas escolhem entre si os temas que serão abordados e estes são então repassados para a professora de música que trabalha tendo-os como referência em suas aulas.No entanto estes temas funcionam como um norteador do trabalho musical, não é necessário limitar-se a eles, podendo assim a professora de música trabalhar também com outros temas de sua preferência. É importante enfatizar que durante as aulas de música as professoras regentes permanecem em sala de aula.
Sendo assim, nossa proposta não é a de eliminar ou priorizar uma das disciplinas, não se trata também de um servir musical em função das demais áreas do saber. Trata-se na verdade de um diálogo entre elas, onde um tema em comum é trabalhado por diferentes abordagens, buscando trazer aos alunos uma visão mais abrangente, unitária e significativa dos conteúdos propostos. Esta forma interdisciplinar de se trabalhar é comum no seguimento da Educação Infantil e é apoiada por diversas abordagens que se utilizam de projetos para trabalhar conteúdos de forma abrangente, pois:
Na educação infantil a fronteira das disciplinas não é evidente para as crianças. Quando se deparam e entram em contato com o objeto de estudo, as relações interdisciplinares acontecem naturalmente. É imprescindível, portanto, que o professor atente para o modo como introduz ou situa esses objetos e temas de projeto de modo a não impor restrições ou salientar, demasiadamente, as fronteiras disciplinares. Para que aconteça essa interação, é necessário estar aberto para o outro. Aceitar a presença ativa do aluno, estabelecer parcerias, escutar o que emerge das diversas manifestações das crianças, respeitas as colocações do outro e não se considerar, enquanto professor, o centro da ação pedagógica. (PONSO, C.C; 2008, p.13)
Desta forma, a maneira encontrada pela a escola de inserir a música na Educação Infantil possui aceitação e respaldo teórico-metodológico, uma vez que o Momento Musical oferece oportunidades de interação e diálogos entre a música e outras áreas de conhecimento.
Dentro da proposta de atividades do Pibid, durante os meses de setembro e outubro de 2017, desenvolvemos uma sequência de atividades musicais abordando principalmente os temas propostos pelas pedagogas: Música Regional e Africana.
A rotina inicial das aulas é feita pelas pedagogas, consiste em realizar a chamada e sortear o aluno ajudante do dia. Quando as professoras de música entram em sala, os alunos já aguardam sentados em roda. É feito então o alongamento e aquecimento vocal acompanhado pelo violão. Após tais procedimentos se iniciam as demais atividades musicais.
As músicas com a temática regional utilizadas foram “Chalana” do compositor Mário Zan, ‘Bernardo’ e ‘Sombra Boa’ poesia de Manoel De Barros musicadas por Márcio De Camillo, onde foi trabalhado com as crianças a memorização e o canto. Após alguns ensaios, os alunos apresentaram a música Chalana e Bernardo na acolhida, momento de recepção das crianças na escola, processo importante na aprendizagem pois trabalha o contato deles com o público.
As músicas com a temática africana utilizadas foram ‘Funga Alafia’ e ‘Obwisana’, ambas curtas e fáceis de memorizar. A primeira música trabalhada foi a ‘Funga Alafia’. A professora cantou e gesticulou para que os alunos a pudessem conhecer e em seguida ensinou os procedimentos. Primeiro ditou a letra, depois ensinou a melodia e por fim os gestos. Eles repetiram separadamente cada etapa e depois quando já estavam mais seguros cantaram e gesticularam em sintonia.
‘Obwisana’ teve o mesmo processo, primeiro foi ditado a letra e em seguida a melodia. Ensinou-se também um ritmo de acompanhamento com as clavas, explorando nestas, três tipos diferentes de sonorização. Não havia clavas suficientes para todos os alunos, sendo assim, o combinado feito foi de que os alunos que se comportassem durante a execução do colega e cantassem junto teriam a sua vez. Funcionou bem e eles conseguiram realizar a proposta.
Sendo assim, em uníssono com as pedagogas, concordamos que a proposta Momento Musical tem sido eficiente e gerado bons frutos educacionais. Estes fatos contribuem para a ampliação do repertório, melhorando a lateralidade, oralidade, memorização, concentração, desinibição e convívio social. De acordo com o feedback das pedagogas, as músicas e atividades realizadas têm sido internalizadas pelos alunos,pois estes tem se expressado musicalmente em períodos que transcendem à aula de música.
A vivência neste projeto interdisciplinar na educação infantil nos proporcionou uma visão mais holística sobre o processo de construção do saber musical. A interação e participação ativa das pedagogas tornaram os momentos desta prática mais repletos de significado e contextualizados com todo o processo de aprendizagem, unindo diferentes conceitos, proporcionando a troca de saberes e consequentemente o enriquecimento da prática. Desta forma, acreditamos que a possibilidade de um ambiente de participação mútua dos educadores visando diminuir a compartimentalização dos conteúdos através da prática interdisciplinar beneficia o processo de aprendizagem dos alunos, dos próprios professores e dos demais envolvidos.
Referências Bibliográficas:
PONSO, C. C. Música em Diálogo: ações interdisciplinares na Educação Infantil. Porto Alegre: Sulina, 2008.
CAMPO GRANDE, MS. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal em Tempo Integral ‘’Professora Iracema Maria Vicente’’. Campo Grande, MS, 2015.
[1] Mariana Costa de Castilho está no ultimo semestre do curso de Licenciatura em Música da UFMS e compõe parte dos bolsistas do PIBID.
[2]Lohaine Marques Martins é formada em Licenciatura em Música pela UFMS, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ainda na graduação, atualmente é professora regente da Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente na disciplina de Música e surpervisora do PIBID.
[3] Também conhecida por ETI: Escola de Tempo Integral Professora Iracema Maria Vicente.