Histórico

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência começou a ser desenvolvido na UFMS no ano de 2008 em reuniões desenvolvidas na Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Preg) com as primeiras discussões sobre a implantação do projeto na UFMS. O Pibid era, então, um projeto novo, lançado pela CAPES, com base em uma Portaria lançada pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação no final de 2007. Em 2008, com a criação da Diretoria de Educação Básica, a responsabilidade pela condução do programa recém instituído passou para a CAPES e o primeiro Edital chamando as Universidades Públicas Federais foi lançado.

Por conta das restrições impostas por esse Edital, a UFMS apresentou sete propostas de subprojetos: Física (coordenado pela profa. Shirley Gobara), Química (coordenado pela profa. Maria Celina) e Matemática (coordenado pela profa. Marilena Bitar em Campo Grande, na Cidade Universitária; Matemática nos campi de Corumbá (coordenado pelo prof. Marcelo Dias de Moura), de Três Lagoas (coordenado pelo prof. Osmar Jesus Macedo)  e de Paranaíba (coordenado pela profa. Sílvia Regina ); e Ciências Biológicas no campus de Aquidauana (coordenado pelo prof. Ricardo Gentil). Nessa primeira edição, foram aprovadas 47 bolsas de Iniciação  Docência (para estudantes dos cursos de graduação), 7 bolsas de Coordenação de Área (professores da UFMS) que orientam os grupos, 1 bolsa de Coordenação Institucional (professor da UFMS que coordena os trabalhos dos grupos e que é a interface da CAPES com a UFMS) e 11 supervisores (professores da rede pública que orientam os bolsistas de ID em suas atividades na escola). Ao todo, nessa primeira edição, o Pibid – UFMS trabalhou, inicialmente, com 11 escolas parceiras.

A partir de então o Pibid – UFMS expandiu sua área de atuação, englobando cursos ofertados na modalidade a distância no sistema UAB (iniciativa pioneira da UFMS dentro do programa) e a Licenciatura Intercultural Indígena, ofertada no Campus de Aquidauana, que posteriormente submeteu e teve aprovado seu projeto dentro do Pibid Diversidade.

No Edital de 2013 (vigente) o Pibid – UFMS aprovou 42 subprojetos, com 702 bolsas de ID, 46 bolsas de CA, 98 bolsas de supervisão, 4 bolsas de Gestão de Processos Educacionais e 1 bolsa de Coordenação institucional.

Nos link Projetos, no menu principal do nosso portal, você encontra a descrição de cada um dos projetos que foram apresentados nos diferentes Editais da CAPES.

Boa leitura!