Avaliação do ponto de vista de um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Matemática – INMA
FARIAS, C. P.
RODRIGUES, C.B.
OLIVEIRA, D.E.E.
SOUZA, F.G.
LACERDA, F.M.
JAIME, H.P.
Palavras-chave
Avaliação; Seriado; Ensino Médio.
Resumo
A nós integrantes do programa PIBID-Matemática-INMA, foi proposto pelo orientador Marcio Antonio da Silva para que assistíssemos o primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror, em seguida elaborássemos um texto reflexivo apontando as cenas que mais chamaram a nossa atenção, com relação ao uso das tecnologias, bem como relatando casos reais do cotidiano e as implicações para a sala de aula de acordo com o tema abordado no episódio, avaliação. Nosso olhar para o episodio focou a questão de a personagem principal avaliar, assim como ser avaliada, quantitativamente, em situações subjetivas com fim de ser aceita socialmente em um grupo, no qual ela não pertence. Além disso, o episódio retrata a fantasia de um mundo que se vive em uma imensa rede social, com muita tecnologia envolvida, mas que não poderia descrever melhor a nossa realidade. Após as produções textuais nos reunimos para discutirmos sobre o episódio. Nas nossas reflexões surgiu o seguinte questionamento: “O que fazer sabendo que isso acontece numa turma que você leciona?” A partir de nossas reflexões surgiu a ideia de apresentar aos alunos da escola, na qual nós bolsistas atuamos, Escola Estadual Hércules Maymone. Junto aos nossos coordenadores tivemos a oportunidade de assistir o episódio com os alunos do 1º ano do ensino médio, sem que direcionássemos as reflexões outras questões foram levantadas por esses alunos. A partir dessas questões, mediamos uma discussão que girou em torno de temas como desvio de caráter, falsidade ideológica gritante entre os personagens (ligado ao estereótipo) e a presença da rede social nas nossas vidas, o Facebook que é uma das redes sociais mais acessadas por esses alunos, com itens avaliadores em páginas de acesso similares ao que foi apresentado no episódio. Concluímos que avaliar não é uma tarefa fácil, nem sempre retrata a realidade e que nem tudo pode ser medido quantitativamente. Um número por si só não da conta de expressar o conhecimento e o caráter de uma pessoa.