O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE PLANTA BAIXA
Matemática – UFMS
Farias. G. dos S.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
gersonfarias14@hotmail.com
Oliveira T. M. N. de
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
taynara_michelly@hotmail.com
Lino. E. P.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
eliedetep@hotmail.com
Resumo:
A Geometria está inserida na grade curricular de ensino brasileira, sendo ela um dos principais ramos da matemática, tornando-se indispensável no processo de ensino e aprendizagem, contudo é tida como um assunto de difícil compreensão pelos discentes, que normalmente possuem dificuldades em perceber suas aplicações no cotidiano. Considerando essas questões, desenvolvemos uma sequência didática, a partir de um projeto ministrado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com a Escola Estadual Fernando Corrêa. Em função dos alunos estarem trabalhando com geometria plana, propomos a eles uma atividade lúdica, que consiste em desenhar uma planta baixa, calcular a área e o perímetro de todos os cômodos e por fim montarem um esboço colorido de seu projeto. Assim observamos uma mudança de postura, aguçando neles a sensibilidade de perceber o mundo repleto de formas e espaços que vivemos.
Palavras-chave: Geometria Plana; Planta Baixa; Lúdico.
1. Introdução
Estamos inseridos em um mundo de formas, por onde direcionar-mos nosso olhar vamos sempre nos deparar com a geometria. Fazendo parte da arte, natureza, construções, entre outras áreas do conhecimento, sendo assim de grande importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos: aprender, compreender e diferenciar as inumeras formas e aplicações geométricas.
Tomando-se por base as experiências da prática pedagógica, com os alunos de 7º Ano do Ensino Fundamental da escola estadual Fernando Corrêa, desenvolvemos uma sequência didática, por meio de atividades lúdicas, aliadas ao assunto abordado por seus professores em sala de aula, visando estimular a aprendizagem de área, perímetro, formas geométricas e medidas de comprimento.
Buscou-se, portanto, a abordagem no Ensino Fundamental, de conceitos geométricos, por meio de situações do mundo real, onde estabelecemos conexões didáticas diretas entre a geomotria e a construção de uma planta baixa.
1.1 Objetivo Geral
Estimular o ensino e aprendizagem dos alunos utilizando a planta baixa como forma de aprender geometria plana.
1. 2 Objetivos Específicos
Compreender e perceber as formas geométricas planas;
Associar os conhecimentos geométricos com o cotidiano;
Calcular a área e o perímetro das figuras propostas;
Identificar as formas geométricas planas e espaciais no ambiente escolar;
Despertar o interesse pelo universo da matemática.
2. Referência Teórica e Desenvolvimento
A geometria está presente em diversas áreas da nossa vida, estando representada de inumeras formas, sejam elas por meio de objetos, brincadeiras, artes, construções entre outras. Compreendendo esses conhecimentos, sabemos que ela surgiu desde a antiguidade, pela necessitade humana em medir os espaços físicos, se originando das palavras gregas: geos (terra) e metron (medida), ou seja, um dos ramos mais antigos da matemática.
Conforme pontua Nacarato; Passos (2003, p. 24) “estuda as propriedades das figuras e dos corpos geométricos enquanto relações internas entre os seus elementos, sem levar em consideração o espaço” , intitulada como Geometria Euclidiana, termo usado em homenagem a Euclides, famoso por ser considerado o “pai da geometria” que é ensinada no ensino fundamental e médio.
Normalmente os alunos percebem a geometria como algo completamente abstrato, como senão existisse geometria no seu dia a dia, assim cabe ao professor estabecer a ponte entre o aluno e o conteúdo, o guiando para o ensino, por meio dos recursos didáticos a serem desenvolvidos dentro e fora da sala de aula, estimulando seu processo de ensino e aprendizagem.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apontam a importância de se realizar esse trabalho no ambiente escolar, auxiliando não só matemática, mas em outras áreas do conhecimento:
O aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. […] O trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula a criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades e viceversa. Além disso, se esse trabalho for feito a partir da exploração dos objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, ele permitirá ao aluno estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento (BRASIL, 1997, p. 39).
Logo, quando nos referimos na utilização de atividades lúdicas como material pedagógico no aúxilio do ensino da matématica, estamos tratando de um aprendizado para além do conteúdo. Trazendo diversos benefícios, como enfatiza Bulos (2011):
A geometria pode ser o caminho para desenvolvermos habilidades e
competências necessárias para a resolução de problemas do nosso
cotidiano, visto que o seu entendimento nos proporciona o
desenvolvimento da capacidade de olhar, comparar, medir, adivinhar,
generalizar e abstrair (BULOS, 2011, p.5)
Portanto, trabalhar geometria de uma maneira lúdica em sala de aula estimula diretamente a criatividade, racíocinio e o campo visual dos alunos, contribuindo com seu desenvolvimento social, intelectual e motor.
3. Metodologia
Desenvolvemos um plano de aula com os alunos do 7º Ano da Escola Estadual Fernando Corrêa, trabalhando com geometria plana por meio de planta baixa, para tal propomos aos alunos uma sequência pedagógica, onde utilizamos conceitos de cálculo de área e perímetro das figuras geométricas planas de uma maneira que os aproximasse do assunto, para perceberem a aplicação do mesmo nas inúmeras situações do dia a dia.
A príncipio foi exposto e explicado todo o conteúdo na lousa de maneira oral, e sucessivamente separamos os alunos em duplas e dividimos a atividade em dois momentos;
Construção da Planta Baixa[1]
Cada dupla recebeu uma folha de papel quadriculado, onde juntos construiram uma planta baixa desejada, lembrando que para cada quadradinho denominamos 1 m² de área.
Mãos à Obra
Feito isso, cada dupla recebeu uma cartolina branca e posteriormente algumas coloridas, com a finalidade de construir sua planta de uma maneira criativa, colorida e divertida, respeitando as medidas por eles estabelecidas e é claro contextualizando saberes matemáticos.
Com o objetivo de no final, montar uma tabela com os valores de área e perímetro de cada ambiente desenhado.
4. Resultados e Discussão
Abaixo transcrevemos os resultados das alunas Giovanna e Maria Julia do 7º Ano da Escola Estadual Fernando Corrêa :
Tabela 1 – Calculando a área e o perímetro
CÔMODO | ÁREA (m²) | PERÍMETRO (m) |
Quarto 01 | 35 | 24 |
Quarto 02 | 27 | 24 |
Quarto 03 | 55 | 32 |
Banheiro 01 | 30 | 22 |
Banheiro 02 | 21 | 20 |
Sala de Estar | 456 | 86 |
Sala de Jantar | 133 | 52 |
Cozinha | 156 | 50 |
Cobertura da Piscina | 90 | 38 |
Fonte: Próprio autor
A seguir algumas fotos da realização da atividade:
Figura 1. Panta Baixa desenvolvida pelo grupo
Figura 2. Tabela dos resultados
Figura 3. Alunos desenvolvendo a atividade
Figura 4. Trabalho finalizado
5. Considerações Finais
Assim por meio das intervenções pedagógicas, se obteve conhecimentos de como se calcular área e perímetro de figuras planas, utilizando conceitos já adquiridos de formas geométricas, unidades de medidas e operações aritméticas e algébricas.
Portanto este estudo atingiu êxito no que se propunha, uma vez que surgiu com o principal propósito de ajudar nossos alunos, por meio de relações estabelecidas entre a geometria e o cotidiano, logo, por meio das atividades pedagógicas abordadas, os discentes puderam aprender de uma maneira lúdica conceitos de geometria, desenvolvendo uma capacidade de perceber, compreender e sentir o mundo repleto de formas a sua volta.
Ampliando seu olhar, abrindo seus horizontes no Universo da Matemática, garantindo a transforção de suas realidades.
6. Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. O Ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: XIII CIAEM – IACME, Recife, Brasil, 2011
[1] Planta Baixa: Representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto de cima, sem o telhado.É o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura.