Proposta de aula: sequência didática do Filme – Procurando Nemo para o Ensino de Ciências
Biologia – INBIO
SILVA, J. A.
Resumo
A proposta de aula: sequência didática do Filme – Procurando Nemo procura abordar assuntos sobre a diversidade de animais marinhos e os diferentes Filos, suas respectivas características e sua importância nos ecossistemas marinhos. Buscando valorizar e apreciar a vida em sua diversidade, as inter-relações entre os seres vivos e a conservação dos ambientes. O objetivo da proposta de aula é que os alunos compreendam a existência da diversidade de espécies de animais marinhos, suas diferenças e seus respectivos filos e classe, valorizem e apreciem a vida em sua diversidade, as inter-relações entre os seres vivos e a conservação dos ecossistemas.
Palavras – chaves: Biologia; Ensino Fundamental; Animais marinhos.
Introdução
Para atender o conteúdo programático do Ensino de Ciências do 7 ano do Ensino Fundamental: interações entre os seres vivos, e identificação das relações ecológicas, se propôs essa sequência didática como uma aula diferenciada e lúdica, unindo o universo infantil dos desenhos animados com o estudo em sala de aula. Pois de acordo com Brasil,1977:
O ensino de ciências assume, assim, uma tarefa muito importante. Trata-se de possibilitar o acesso à cultura científica, de modo que cada sujeito tenha uma melhor compreensão do mundo e das transformações que nele ocorre e saiba utilizar os conceitos científicos aprendidos para enfrentar os desafios da vida e realizar escolhas responsáveis em seu cotidiano (BRASIL, 1997, pag.22)
A proposta de aula procura abordar assuntos sobre a diversidade de animais marinhos e os diferentes Filos e suas respectivas características, e sua importância nos ecossistemas marinhos. Buscando valorizar e apreciar a vida em sua diversidade, as inter-relações entre os seres vivos e a conservação dos ambientes. Para essa aula ira se fazer uma sequência didática que são conjuntos de atividades, de um tema, que tem objetivo ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Sequência didática é um termo usado na Educação Infantil para definir um conjunto de atividades encadeado de passos e etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.
A partir do conhecimento de diferentes espécies de animais marinhos, pode-se entender as relações ecológicas existentes entre eles, e suas diferenças, a maior parte dos organismos aquáticos muitas vezes designados por “peixes”, incluindo as medusas (águas-vivas), os moluscos e crustáceos, e mesmo mamíferos muito parecidos com os peixes como os golfinhos, e que na realidade pertencem a outros filos. É importante o conhecimento da diversidade do ecossistema marinho e suas Inter-relações com os demais seres vivos. Conhecer os invertebrados do Filo dos Cnidários, Filo dos Moluscos, Filo dos Equinodermos. Os animais vertebrados Classe dos Peixes, Classe dos Anfíbios e Classe dos Mamíferos (Foco nas Baleias). Modo de vida e características.
O objetivo da proposta de aula é que os alunos compreendam a existência da diversidade de espécies de animais marinhos, suas diferenças e seus respectivos filos e classe, valorizem e apreciem a vida em sua diversidade, as inter-relações entre os seres vivos e a conservação dos ecossistemas. A sequência didática pode contribuir para atrair a curiosidade dos alunos pelo estudo de ciências e fazer com que os conhecimentos adquiridos sejam levados à vida deles e não somente no momento da aula.
Metodologia
Na primeira e segunda aula o professor deverá passar aos alunos o filme procurando Nemo, utilizando uma televisão ou Datashow, DVD ou pen drive. O filme tem duração de 1 h e 40 min o que vai levar 2 aulas de 50 minutos para ser passado.
Na terceira e quarta aula será ministrada uma aula com a apresentação dos conteúdos abordando a diversidade de animais que é mostrada no filme e correlacionando com os conteúdos Reino Animalia.- Invertebrados Filo dos Cnidários, Filo dos Moluscos, Filo dos Equinodermos. Os animais vertebrados Classe dos Peixes, Classe dos Anfíbios e Classe dos Mamíferos, Ecologia – Relações ecológicas, Conservação dos ecossistemas.
Na quarta aula após a apresentação dos conteúdos o professor deverá passar as atividades propostas: Atividade 1: Relacionar o nome popular do animal marinho com sua respectiva imagem. Escreva as principais características dos Filos e classes dos animais mostrados nos desenhos da atividade 1. Atividade 2: Caça palavras. Atividade 3: Desenhar e escrever o nome do animal que você mais gostou do filme e diga a qual Filo ou classe esse animal pertence. Atividade 4: Comente sobre o que você pode compreender da aula sobre diversidade de animais marinhos e os diferentes Filos e classes abordados na aula anterior. As atividades propostas podem ser realizadas em casa pelos alunos, e o professor deve comentar e explicar sobre o que cada atividade pede ao aluno.
A sequência didática deverá ocupar 4 aulas de 50 minutos para ser realizada, na primeira aula e segunda aula será passado o filme Procurando Nemo, na terceira aula o professor deverá iniciar o conteúdo programático e na quarta aula os alunos deverão realizar as atividades propostas. Para a realização das atividades o professor devera imprimir as mesmas em folha sulfite (A4 de preferência).
Considerações finais
Espera-se que a sequência de didática seja de fácil execução, sendo necessário o DVD do filme e apenas materiais básicos, como lápis de cor, borracha, atividades impressas, que podem ser facilmente substituídos ou adaptados. E que os alunos compreendam a existência da diversidade de espécies de animais marinhos, suas diferenças e seus respectivos filos e classe, valorizem e apreciem a vida em sua diversidade, as inter-relações entre os seres vivos e a conservação dos ecossistemas.
Referencias
VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia Regina. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios para iniciação à alfabetização científica. Revista Dynamis, v. 19, n. 1, p. 3-16, 2013.
GRÜBEL, Joceline Mausolff; BEZ, Marta Rosecler. Jogos educativos. RENOTE, v. 4, n. 2, 2006.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF.