O uso da sequência didática para melhor compreensão da evolução: uma aplicação de vídeo para terceiro ano do ensino médio

O uso da sequência didática para melhor compreensão da evolução: uma aplicação de vídeo para terceiro ano do ensino médio

Biologia – INBIO

RODRIGUES, F. A.

FERNANDES, P. M. O.

Resumo: A teoria da evolução unifica todas as áres de conhecimento dentro da Biologia. “Nada na Biologia faz sentindo exceto à luz da evolução” já dizia Theodosius Dobzhansky. Porém, tal teoria é também de enorme complexidade, o que gera desafios no ensino de ciências. Este trabalho descreve a utilização de uma sequência didática que contém explicações, exercícios e um material multimídia (vídeo “How Evolution Works” do canal no Youtube “Kurzgesagt – In a Nutshell”) como ferramenta facilitadora no ensino de Evolução. O objetivo da aplicação é que ao final das aulas os alunos tenham se apropriado dos conceitos da evolução, os seus mecanismos e as suas evidências, pois o conhecimento de tais assuntos é importante para o entendimento da origem, da diversidade e da coexistência das espécies atuais.

Palavras-chave

Ensino de Ciências; Sequência didática; Evolução; Genética.

Texto do trabalho (até 6 páginas, contando com essa)

Introdução

Durante o terceiro ano do ensino médio, os conhecimentos de biologia são ensinados de forma fragmentada no intuito de facilitar a aprendizagem. Um exemplo é a abordagem do conteúdo de evolução após o conteúdo de genética e antes do conteúdo de ecologia. Essa sequência lógica contribui para um efetivo processo ensino-aprendizagem visto que a teoria da evolução é um pensamento complexo e é necessário um ensino interdisciplinar, envolvendo áreas como química, física, história, dentre outras. Uma área de grande importância dentro da evolução e que deve ser bem trabalhada é a área da genética, pois atualmente a evolução estuda o parentesco entre as espécies pelas análises de DNA. Outro motivo para a abordagem da genética é a ocorrência de mutações e recombinações gênicas que produzem a diversidade das espécies por meio da seleção natural. O vídeo “How Evolution Works”, do canal “Kurzgesagt- In A Nutshell” trabalha exatamente nas fronteiras desses três assuntos (genética, seleção natural e interações ecológicas), sendo uma ótima ferramenta a ser utilizada no ensino, visto que demonstra de maneira ilustrada o funcionamento das mutações, variabilidade gênica, predatismo, parasitismo e competição na origem de novas espécies por meio da seleção natural. O objetivo dessa sequência didática é ser uma ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem referente à teoria da evolução.

Procedimentos metodológicos

Sabendo que cada turma de cada escola tem limitações e potencialidades diferenciadas, não existe uma quantidade definida de horas-aula para a aplicação da sequência didática, sendo necessário adaptá-la a cada situação. A teoria da origem das espécies por meio da seleção natural demonstra que, a partir do momento em que há vida, haverá seleção e diversificação dessa em espécies. É necessário, portanto, que a explicação sobre origem da vida tenha sido ministrada antes da aplicação da sequência didática. A metodologia a ser utilizada é uma abordagem interdisciplinar com aulas base para o entendimento da teoria da evolução propriamente dita, que pode variar desde fatos históricos do desenvolvimento da teoria da seleção natural até a abordagem do funcionamento químico do DNA. O vídeo pode ser apresentado ao final das explicações da teoria da evolução como forma de complementar, visualizar, ou até mesmo revisar o assunto. A aplicação dessa sequência didática também inclui um roteiro de exercícios que deverão ser trabalhados com tempo disponível para discussões e construções do conhecimento. O professor pode utilizar o roteiro de exercícios para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos.

 

Considerações finais ( Trocar por resultados esperados e fazer nova consideração final)

Os resultados esperados é que ao final do conteúdo ministrado os alunos tenham tido ferramentas para se apropriarem dos conhecimentos sobre diversificação das espécies envolvendo a história do pensamento evolutivo, a origem química da vida, a química envolvida nos processos genéticos e os principais mecanismos da evolução, como mutações e recombinações gênicas, interações entre as espécies e seleção natural.

 

Referências

Dobzhansky, Th. 1973. “Nothing in biology makes sense except in the light of evolution” The American Biology Teacher 35: (March): 125-129.

Kurzgesagt – In a nutshell. How evolution works. Disponível em: < https://youtu.be/hOfRN0KihOU >. Acesso em: 12 out. 2017.

Griffths, A. J.F.; Wessler, S. R.; Doebley, J.; Carrol, S.B. Introdução à genética. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Futuyama, D.J. Biologia Evolutiva: 3. ed. Ribeirão Preto: FUNPEC-Editora, 1998.

Dawkins, R. A grande história da evolução – Na trilha dos nossos ancestrais. São Paulo: Editora Schwarcz S.A., 2012.